Como estar preparado para um emprego? 4 dicas importantes

Olá, que bom que está neste blog. Quero lhe dizer que estás no lugar certo e continue lendo.

Muitos hoje em dia procuram por um emprego e fazem de tudo para adquiri-lo. Porém, o que as pessoas nunca perguntam a si mesmas é se de facto elas encontram-se preparadas ou não para ter tal emprego.

Não caia no pensamento de que basta o emprego aparecer então  estarei preparado(a).  Infelizmente muitos pensam assim.




Na verdade se você pensa assim, já tens uma boa razão de diminuir de forma esmagadora as suas chances de encontrar ou ter sucesso no emprego.

As dicas que lhe trago sobre como se preparar para um emprego, não farão sentido algum se elas não forem colocadas em prática.  Então vamos a elas:

1. Adquira uma inteligência emocional robusta
Você deve estar a se perguntar porquê comecei a falar das emoções. Simples, muitos quando estão desempregados registam níveis emocionais desequilibrados ou seja, não conseguem administrar as suas próprias emoções de tanta preocupação com as contas, responsabilidades, etc. Na verdade, você sabe mais do que eu sobre as preocupações de um desempregado.

A inteligência emocional é a capacidade de você conseguir gerir as suas emoções e as dos outros de forma eficaz. Sem esta capacidade, tudo o que te sobrevirá é depressão, ansiedade desânimo, etc.
Você pode fazer um pequeno teste sobre a sua inteligência emocional respondendo as seguintes questões:

1-Como você reage quando alguém lhe responde mal?
2-O que você faz quando sabe que têm razão sobre algo e a pessoa insiste em contrariá-lo?
3-Qual é a sua atitude quando recebes uma notícia triste?
4-O que fazes quando todos estão contra você?

A capacidade de gerir emoções torna-lhe apto para reagir de forma positiva nas questões a cima porque são situações que encaramos no dia-a-dia. Esta capacidade é importante porque a cada dia você irá se deparar com situações difíceis, há casos em que você estará muito perto de conseguir um emprego mas no final tudo vai falhar.

 Os empregadores te dirão que você é a pessoa certa para a vaga, porém tudo não passará de mais uma palavra motivacional. Portanto, com uma inteligência emocional robusta você saberá gerir esses casos e estar apto para continuar a guerra.

Portanto alegre-se com todos, mantenha o sorriso no rosto e as suas relações sociais saudáveis, preocupe-se menos e evite a depressão, stress e outros males associados, faça isso todos os dias. Saiba que as pessoas não precisam ver que você está aflito e desesperado por um emprego.

Veja no final deste artigo dicas interessante sobre como evitar stress e depressão!

2. Estude e aprenda mais
Uma outra pergunta pode te acorrer a mente é, qual é a necessidade que um aflito por emprego tem de estudar e aprender mais? meu amigo, infelizmente tem que ser sim. Eu lhe faço uma pergunta simples: 

O quanto você sabe sobre a área em que você tem se candidatado? será que tens todas habilidades necessárias? Se a resposta foi que precisas de aprender mais e que nem tens todas habilidade requeridas, foi muita sinceridade da sua parte e obrigado por isso.

A procura pelo emprego é a fase em que muitos perdem tempo de forma desapercebida. Estou certo de que você não usa todas suas 24 horas diárias procurando um emprego, se até as pessoas empregadas gastam pouco mais 8 horas se dedicando para o trabalho, quanto mais você que ainda não tem uma actividade profissionalmente remunerável?

Portando, procure fazer cursos, desenvolva mais as suas habilidades e seja competente em muitas áreas possíveis. Tenho dito que a fase de procura por um emprego é a de maior aprendizado e quando a pessoa começa a exercer uma actividade profissionalmente remunerável, aplica o que aprendeu na fase de desempregado.

Leia livros e pratique as orientações, participe em pequenos grupos sobretudo aqueles que podem te ensinar algo novo a cada dia. Qual é a parte da ciência que mais te encanta? então é hora de tirares dúvidas sobre isso e aprender mais.



Muitos quando saem das Faculdades ficam anos e anos procurando apenas  por um emprego, isso está errado. Procure não apenas emprego mas também conhecimentos, competências e habilidades isso  porque o emprego está aliado à essas coisas, e você pode obtê-las agora.

3-Melhore a sua aparência e expressão
A sua expressão tanto facial quanto corporal aliado a forma como você se veste conta muito. Nesta fase você pode pensar que ninguém se importa contigo porém, só o simples facto de você espalhar informações sobre a sua pessoa, pode ser por meio de curriculum, encontros interpessoais como entrevistas, já é um bom motivo de as pessoas procurarem saber sobre a tua personalidade.

Nunca ignore isto, vista-se de forma decente e seja inteligente quando estás em contacto com pessoas que provavelmente podem te dar uma chance. Mais uma vez reitero, a tua expressão facial e corporal conta  muito.

4-Seja você mesmo em todos os ambientes
Um erro bastante cometido pelas pessoas tanto as que não trabalham quanto as que já têm um emprego, é dupla personalidade ou natureza em diferentes ambientes .
Hoje em dia com o aparecimento das redes sociais parece não haver muita preocupação com isto. As pessoas não se comportam de forma uniforme no ambiente on e off-line.

Nas redes sociais elas são uma coisa em outros ambientes elas são uma outra coisa e esquecem-se de que não há tanta diferença entre o ambiente on-line e outros. As pessoas que estão nas redes sociais são as mesmas que interagimos com elas fora deste ambientes.

Empregadores estão em todos os lugares e são essas pessoas, eles visitam perfis, sabem o que você posta nas redes sociais e como você se expressa.
Quando entregas o seu curriculum numa empresa, sobretudo naquelas que são mais rigorosas, o processo de busca pelo candidato certo para determinada vaga, não se limita apenas em informações que você providencia seu curriculum mas também naquilo que você faz no dia-a-dia sobretudo no ambiente on-line.

Seja você mesmo em todos os lugares, não seja generoso na entrevista e bárbaro em outros ambientes. Esta é uma das razões que leva as pessoas a fazerem perguntas tais como:
O que deu errado? se a entrevista me correu tão bem e os entrevistadores me inspiraram confiança. Mais uma vez, seja você mesmo em todos os ambientes.

Este artigo te foi útil? Partilhe

Você está no blog: empregodjobconnect.blogspot.com

Queres saber como evitar depressão e stress? Dicas interessantes, Clik aqui e seja livre disso


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vagas de eprego em moz

Como evitar a depressão e stress?