DICAS DE SEO: Saiba como deixar o teu Site ou Blog na melhor posição na google
Guião prático de SEO
Este
pequeno artigo apresenta orientações básicas sobre estratégias SEO (Search
Engenhe Optimization) ou seja, optimização do site ou blog aos mecanismos de
busca como o Google, Bing e outros.
Antes
de apresentar as estratégias básicas de SEO, vale ressaltar a sua importância.
Quando um site está estritamente optimizado ao SEO, apresenta os seguintes
benefícios:
1-O
site é vulgarmente conhecido;
2-Maior
taxa de conversão (prováveis vendas no caso de estar a promover certos produtos)
3-Muitos leads
4-
Quantidade e qualidade de tráfego orgânico
5-Evita
ser penalizado pelos robôs da Google, entre outros benefícios.
Com
apenas 5 benefícios descritos a cima, o SEO já deve estar a te interessar,
estou errado? dizer estou errado, seria constrangedor. Pois bem, então vamos a
primeira estratégia.
1.
Originalidade de Conteúdo
Actualmente
a Google está em constante evolução tecnológica. Portanto, os seus robôs
penalizam sites que fazem plágio de conteúdo.
Quando
um site tem conteúdo duplicado ou mesmo retirado de um outro site, este site
não é ranqueado e muito menos indexado pela Google.
Se
o site estiver associado aos programas de monetarização como o Google Adsense,
é imediatamente desabilitado ou mesmo os anúncios somem.
Assim
sendo, você deve produzir um conteúdo originalmente só teu. Ou seja, o conteúdo
no teu site deve ter uma fonte primária.
2. Nome do Domínio simples
O
do domínio do teu site é um dos aspectos muito importantes no SEO, este deve
ser claro e o mais simples possível, no entanto trazendo a ideia sobre o que o
teu site faz.
Por
exemplo se o teu site a dedicado a trazer para os internautas informações sobre
empreso, então pode ser www.informacoesdeemprego.com
Você pode querer juntar muitas ideias daquilo
que o teu site faz em um único domínio, este é o caso deste blog, daí que optamos por
https://empregodjobconnect.blogger.com, repare que são três ideias juntas.
3. Indexação do site
Uma
das perguntas mais frequentes tem side a indexação de sites. A indexação diz
respeito a capacidade da Google rastrear o teu conteúdo ou as tuas
páginas/posts.
Para
que a Google consiga rastrear as tuas páginas podes fazer o faloso URL
submeter clik aqui para ter a instrução completa e ter acesso
ao link.
Podes
fazer uma configuração interna no teu site ou blog. Para quem usa Blogger por
exemplo, pode seguir os seguintes passos:
a)
Logue na sua conta blogger e vá para as configurações e clik em preferências de
pesquisa.
Veja na imagem.
b)
A seguir clik em editar tags de cabeçalho de robôs personalizado e
marque em all para página inicial, noindex para gáginas de arquivo e
pesquisas e all para padrão para postagens e páginas. No final clik em salvar alterações.
4-Um título único para cada página
A
tag do título indica aos internautas bem como os robôs da Google sobre o que
você trata em uma determinada página e é bastante fundamental que esta tag tenha um título único esta deve
estar dentro da tag <head>
indicando o título maior.
Esta
estratégia assemelha-se ao sistema do índice quando elaboramos um documento
word, isto facilita o leitor como encontrar de forma objectiva um determinado
conteúdo no seu documento, portanto no SEO
também aplica-se esta estratégia.
Veja algumas dicas sobre tags da página:
a)
É recomendado uma descrição cuidadosa sobre o conteúdo da página/postagem, isso
ajuda quando a página aparece nos resultados de busca.
O usuário deve ter uma ideia sobre o que a
página trata e isso pode o atrair para o site, deve-se evitar fazer uma
descrição que não tem relação com o que a página trata.
b)
Como já dissemos, as tags do título devem ser únicas e
muito bem elaboradas, os títulos devem ser descritivos, claros porém não
longos.
Por
exemplo se uma das suas postagens fala estratégias de SEO, podes começar por
definir o que é uma estratégia de SEO ou mostrar mesmo apresentar um pouco
sobre a primeira estratégia.
5. Qualidade de Conteúdo
Aqui
é onde se deve ter bastante cuidado! ultimamente a Google está empenhada em
proporcionar uma experiência satisfatória dos seus usuários, implicando o
fornecimento de conteúdos de qualidade.
Quando
um determinado usuário busca por uma informação, a Google faz um rastreio em
sites e apresenta resultados de site que tiver um conteúdo aceitável e com
bastante qualidade, na primeira posição.
A
experiência satisfatória do usuário no teu site é medida através do exemplo do
tempo de permanência do usuário no site, ou seja quanto tempo este ficou lendo
ou apreciando seu conteúdo.
Quanto mais tempo o usuário permanecer o seu
site/blog maior será a possibilidade de o teu conteúdo ser apresentado para o
próximo usuário que eventualmente poderá procurar a mesma informação.
A
qualidade de conteúdo envolve também a redacção Web com ênfase para os
seguintes elementos:
a) Aplicação do copywriting:
clareza, objectividade e muita atenção com a gramática.
b) Escaneabilidade:
facilita a leitura do usuário, basicamente o texto deve ser dividido em
intertítulos, muita objecvidade no texto e boa formatação.
Para
ter mais habilidades sobre a redacção Web, quero lhe sugerir alguns cursos gratuitos da Rock Content que
podem aumentar as suas habilidades produzindo conteúdos de qualidade.
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https://empregodjobconnect.blogspot.com
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